why are radical messages attracting young europeans?
Projecto de Design de Comunicação V

Várias têm sido as causas identificadas quer pelas comunidades científica e política, quer pelos meios de comunicação social: desigualdades socioeconómicas das minorias islâmicas na Europa; problemas do sistema de educação; fascínio dos jovens pelas promessas de se juntarem a algo “grande”; vazio de valores e identidade; fracasso das políticas de integração nas sociedades europeias; problemas intergeracionais (relação com pais e autoridades); frustração dos jovens perante a falta de resposta ao conflito na Síria. Estamos perante um fenómeno recente e complexo, pelo que não há uma resposta consensual à pergunta: Há uma única causa? Ou é um fenómeno multi-causal? São razões religiosas e/ou ideológicas que explicam esse comportamento? Ou prevalecem motivos e motivações pessoais? A responsabilidade é individual ou é política e social?

O debate será precedido por um teaser que integra excertos áudio de um jovem ocidental actualmente porta-voz do Daesh na Síria. Pretende-se assim fomentar a reflexão crítica e perceber qual a opinião de jovens universitários portugueses face a uma realidade europeia actual.