“Sem destino a” é uma Exposição realizada no âmbito da Licenciatura em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) com o objectivo de apresentar os projectos desenvolvidos no último ano lectivo pelos alunos finalistas de 2017 nas diferentes disciplinas.
O título remete-nos para a indecisão sentida nesta nova etapa que estamos prestes a iniciar, graças à diversidade de caminhos a percorrer no futuro, bem como para as indecisões sentidas e ultrapassadas nestes últimos três anos. Deste modo, assumimos que todo o processo de construção individual se torna mais relevante do que a chegada a um destino concreto. Acima de tudo, a discordância que o próprio título revela, faz-nos questionar o momento de certeza e de incerteza simultaneamente, que é o preenchimento do espaço em branco e que nos obriga a pôr as dúvidas de parte e a excluir definitivamente um destino. Acima de tudo, “Sem destino a” refere-se à construção individual que cada um explorou ao longos destes três anos e às capacidades criativas, reflexivas e críticas que desenvolveu e que lhe permite (re)pensar a sociedade que o rodeia e que, no fundo, também se desenvolve com rumo incerto.
Deste modo, a Exposição que decorre nas Galerias da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e, posteriormente no Lx Factory com o título “State of Emergency”, propõe a apresentação e o paralelismo entre duas identidades que caminharam lado a lado neste último ano de curso: a identidade criativa e criadora individual de cada aluno e a construção, análise e questionamento da identidade Europeia, através da uma História e Cultura riquíssimas que nos fazem interrogar agora a nossa identidade, o nosso passado e para onde caminhamos.
A nossa viagem divide-se em três núcleos expositivos inspirados nas palavras de Sebastião da Gama no seu poema “pelo sonho é que vamos”. Nesta fase final, partimos de todas as referências dadas e pesquisadas, palavras-chave e primeiras ideias de Europa, complementadas por todas as componentes técnicas e criativas exploradas nas várias vias do Design de Comunicação, para no final apresentarmos uma ideia de Europa colectiva e desafiarmos o próprio espectador a desenvolver a sua. Assim, e pegando no final do poema: “Chegamos? Não Chegamos? / Partimos, Vamos, Somos.”
Chegamos, eventualmente.
Nesta viagem sem retorno, foi desenvolvida a narrativa “Partimos, Vamos, Somos” para apresentar o processo metodológico dos trabalhos realizados pelos alunos finalistas e para relacionar o mesmo com a projecção de um trabalho final colectivo focado na temática “Europa”.
O modelo expositivo encontrado procura guiar o visitante desde as primeiras ideias de um projecto até à sua fase final, de maneira a que todo o processo saia das salas de aula e se torne mais acessível.
partimosOs pontos de partida para uma ideia de Europa.
vamosAs bases conceptuais e técnicas para o desenvolvimento de um projecto.
somosApresentação de uma Europa sem destino, mas não perdida.