somos aquilo que comemos
Projecto de Design de Comunicação V

“A Europa é o principal espaço de comércio de bens para os países Europeus.”

Ser Europeu é ter possibilidade de importar produtos de todos os pontos da Europa e poder partilhar parte daquilo que é nosso com outros países do continente. A crescente abertura dos mercados e a disponibilidade alimentar aumentou a comodidade, dando aso a trocas gastronómicas. Esta livre circulação de produtos permite que tenhamos contacto com hábitos de outras culturas e que os adaptemos às nossas. Por este motivo, actualmente já existem produtos que podemos denominar de ‘produtos europeus’, presentes assiduamente na mesa de qualquer cidadão europeu, sendo essencialmente a base da sua refeição.

Esta série de fotografias procura demonstrar que actualmente existe uma universalidade de produtos alimentares, que caminha para uma convergência não só económica, mas também cultural e social. O consumidor absorve padrões, estilos, modas, que são difundidos como mercadorias globais. Neste sentido pode dizer-se que existe uma instância de carácter homogéneo no contexto alimentar. Estamos a caminhar para aquilo que é uma globalização, onde são cada vez mais visíveis os aspectos comuns da cozinha europeia, considerando alguns sabores como sabores da Europa.