x
partimos
vamos
+
-
temáticas
turn on, tune in, drop out
"pelo sonho é que vamos"
de livro em livro
retratos de luz
somos
+
-
temáticas
qual é a tua ideia de europa?
...e de europeu?
europa era uma boa ideia, mas…
europa, sem destino
vamos
O percurso traçado por cada aluno é caracterizado pelos interesses, princípios e pensamentos de cada um. As bases que recolheu ao longo deste último ano de Licenciatura, permitiram-lhe explorar novas vias, tanto práticas como conceptuais, e aplicar diferentes conhecimentos e estratégias a vários projectos, levando-os agora consigo para as próximas etapas.
turn on, tune in, drop out

“Everything unbelievable was possible.”

A afirmação do fotógrafo Josef Koudelka sobre os acontecimentos da “Primavera de Praga” em 1968, serve de mote ao enquadramento histórico apresentado pelo programa de DCIV, que tem como principal foco as movimentações contraculturais ocorridas na segunda metade do século XX; com particular ênfase nas décadas de 60 e 70 (...). A caracterização deste período, marcado por fortes convulsões políticas e ideológicas, uma acentuada crise de valores culturais e uma exponencial evolução tecnológica, permite a compreensão de um conjunto de factores que, directa e indirectamente, afectaram a condição do design.

Diciplina: Design de Comunicação IV
Movimento Black Power
Women’s Lib
Whole Earth Catalogue
Maio de 68
Guerra Fria
To the Moon and Back
Guerra do Vietname
Movimento Fluxus
Altamont Free Concert
"pelo sonho é que vamos"
Os motes de trabalho propostos pelas disciplinas de Audiovisual e Multimédia, procuram enquadrar discursos críticos e experimentais que contextualizam os audiovisuais e os vários media como fenómenos da modernidade, estabelecendo relações de proximidade e de diálogo com os territórios das linguagens artísticas e do Design de Comunicação, nas suas componentes de imagem e de som.
Diciplina: Audiovisuais e Multimédia I e II
Come Inside Room 101
The Dreams
de livro em livro
Num período em que a publicação digital ganha uma presença incontornável, interessa estudar o que a caracteriza e diferencia da impressa e analisar a forma como ambas colhem influências mútuas e muitas vezes se complementam. (...) Dentro deste contexto, aborda-se o papel autoral do designer na criação e edição de conteúdos e na produção editorial.
Diciplina: Design Editorial I e II
Edições Revisitadas
Páginas Clandestinas
Um Livro Para Além do Livro
retratos de luz
Parte da criação de um projeto fotográfico autoral enquadrado no sistema de arte. Para tal, é proporcionado ao aluno, os conhecimentos técnicos e teóricos específicos do próprio médium, instrumentos, procedimentos, métodos e características da imagem analógica e digital. É estimulada a observação, a análise, a criatividade e a originalidade no ato fotográfico e na sua apresentação.
Diciplina: Fotografia Estudos Avançados
somos
A Europa foi o nosso mote projectual no semestre final, mas é definitivamente uma ideia que não fica por aqui: estará em constante desenvolvimento, sem destino concreto. Todos os pensamentos, ideias, propostas e inquietações são agora comunicados para todos aqueles que procuram compreender e reflectir sobre a identidade europeia nestes tempos agitados que atravessamos.
qual é a tua ideia de europa?
A Europa é plural mas que, mais do que um plural estritamente gramático, se define por sucessivas tentativas para construir uma tectónica de singularidades coesas. (...) Uma reflexão em torno de uma ideia de Europa, através de uma leitura das suas múltiplas acepções e condições históricas, pelo debate dos nossos direitos e deveres enquanto cidadãos europeus.
Diciplina: Design de Comunicação V
...e de europeu?
europa era uma boa ideia, mas…
europa, sem destino