exposição
Sem destino a
fbaul 2 - 15 nov
State of Emergency
lx factory 23 nov - 10 dez

A Exposição “Sem destino a” ganha forma em dois espaços distintos, assumindo duas abordagens distintas com base no percurso conceptual, crítico e criativo dos alunos finalistas. Concentra-se na exploração criativa individual e no processo por trás da metodologia do Design de Comunicação, dando particular atenção à construção de uma ideia de Europa colectiva no núcleo “State of Emergency”: uma tomada de posição colectiva assente em múltiplas referências políticas, sociais e culturais, sem rumo concreto.

Os dois momentos expositivos constituem, assim, a Exposição de Finalistas de Design de Comunicação de 2017. Sem destino concreto, com muitas vias percorridas e por percorrer, mas com a certeza de que o fim nunca está próximo. Daqui para a frente, será o começo de uma nova etapa enquanto jovens profissionais, enquanto cidadãos, enquanto europeus, e claro, sem destino a.

FBAUL
Sem destino a
Fotografia por Leonor Fonseca
Fotografia por Leonor Fonseca
Fotografia por Leonor Fonseca
Fotografia por Leonor Fonseca
Fotografia por Leonor Fonseca
Fotografia por Leonor Fonseca

Com o objectivo de apresentar os trabalhos desenvolvidos ao longo do último ano da licenciatura, confrontam-se os projectos desenvolvidos em torno do tema 'Europa' com os trabalhos desenvolvidos nas diferentes disciplinas. A narrativa “Partimos, Vamos, Somos” não é seguida à risca em termos espaciais, de maneira a dar a conhecer todas as diversas fases do processo de construção de uma ideia de Europa. Esta construção e os projectos que giraram em torno da mesma, demonstram que necessitamos de outras referências, de outros desafios e de conhecer outras coisas que não se resumem apenas às disciplinas de Projecto. Precisamos de explorar, procurar, errar e voltar a tentar. O percurso, este encadeamento de ideias, esta teia que se constrói aos poucos, não se encerra neste espaço. Não tem uma conclusão concreta. Ele deve ser levado para fora, deve ser discutido, deve ser difundido. Sem destino.

Lx Factory
State of Emergency

Este foi o momento para a Europa se libertar das paredes do convento, onde foi questionada, discutida e explorada desde o início do ano, deixando para trás o carácter de Exposição de Finalistas e apresentando-se enquanto statement colectivo da turma. Todas as inquietações, problemáticas, respostas, análises, histórias e princípios, foram reunidos para criar uma experiência que envolve o visitante no meio de várias questões políticas, sociais, culturais que nos fizeram definir a sua identidade desde os princípios da sua História até à actualidade. Não estamos aqui para dizer como gostávamos que a Europa fosse. Queremos que, neste espaço, todas as questões venham ao de cima de maneira a dar a entender que Europa é e pode vir a ser esta.