crise bastarda
Projecto de Design de Comnicação V

O desenvolvimento do imaginário europeu fundamenta-se nos ideais humanistas, na valorização da moral, do ideal e do Homem. Valores estes que se assumem como pilares ideológicos das instituições Europeias, resumidos na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. No entanto, será que estes valores ainda guiam o projecto europeu? Numa Europa que se tenta manter competitiva na economia de mercados capitalistas enquanto enfrenta crises políticas e humanitárias, levanta-se a importância de divulgar a crise de valores, ofuscada pelas crises já mencionadas.

“Originalmente, a União Europeia foi concebida como um instrumento de solidariedade e cooperação. Hoje, ela é mantida como um conjunto por uma necessidade sombria. Esta não é a Europa que queremos ou precisamos. Temos de inverter esta transformação intolerável. Temos de encontrar uma forma de recuperar o espírito de solidariedade e de partilha de valores que outrora inspiraram a imaginação europeia.”
George Soros (2012), “A crise de valores da Europa”.

“Crise Bastarda” apresenta-se assim como um alerta para a crise de valores na Europa. É proposta uma reflexão e um diálogo sobre a mesma, através de momentos expositivos. O projecto tem como objectivo final deixar o observador, além de mais informado, inquieto e atento a este tema.

projectocrisebastarda.wordpress.com

instagram.com/crisebastarda