a história voltar-se-à a repetir?
Projecto de Design de Comunicação V

“What have the Romans ever done for us?”*
* citação de “Monty Python’s Life of Brian” (1979)
de Terry Gilliam

A União Europeia é a única na história que engloba valores democráticos e liberais. Depois de séculos de guerras, foi possível criar uma solução para estabelecer paz entre os países do continente Europeu. No entanto, há 2000 anos o Império Romano possuía um modelo semelhante. A Antiga Roma criou uma união política e cultural que se tornou no Império mais longo da História.Analisando como os Romanos unificaram a Europa, os paralelismos com a União Europeia são evidentes. Neste audiovisual são representadas as semelhanças de ambas: a criação de uma moeda única; fronteiras abertas (e.g. “Pax Romana”) – que permitiam a livre circulação de comércio e de cidadãos de várias culturas – e a criação de um sistema político – leis e parlamento.

«The decline of Rome was the natural and inevitable, effect of immoderate greatness. Prosperity ripened the principle of decay; the causes of destruction multiplied with the extent of conquest.»
— Edward Gibbon, The Decline and Fall of the Roman Empire, “General Observations on the Fall of the Roman Empire

No entanto, tal como afirma Gibbon, a prosperidade pode levar à decadência. A “luxúria” ou conforto que o povo romano vivia é comparável à nossa cultura igualmente confortável e “sedentária” de hoje, preferindo o virtual à acção. Com o Brexit, são muitos mais países a colocar como possibilidade a saída da UE. Questiona-se portanto se, tal como o Império romano, também estamos à beira da queda de uma União.