0038
Projecto de Design de Comnicação V

Os conflitos na antiga Jugoslávia tomaram dimensões que nos são estranhas numa Europa em plena década de 90: os panoramas bárbaros dos campos de concentração, as mortes, os refugiados e as violações em massa transportam-nos para tempos longínquos em que os direitos humanos eram constantemente desrespeitados. Esta guerra veio questionar todos os ideais estabelecidos por uma Europa que se acreditava estabilizada.

O projecto 0038 dividiu-se em três fases. Uma primeira fase de pesquisa, que resultou num arquivo digital - disponível no website -, uma segunda fase de comunicação, através de uma instalação, e uma terceira fase de crítica, resultante num objecto editorial.

A instalação vem comunicar o extenso e intrigante arquivo criado em redor da Jugoslávia e do seu desfecho bélico, apresentando os países envolvidos e, acima de tudo, as pessoas que o viveram.

Por sua vez, a publicação ‘Páginas Vermelhas’ transmite os paralelismos evidentes das duas protagonistas em questão – Europa e Jugoslávia – através da metáfora de uma lista telefónica (que vem manter o conceito comunicacional do projeto 0038 – número que se refere ao antigo indicativo telefónico da Jugoslávia).

projeto0038.weebly.com

instagram.com/projeto0038